ENTREVISTA: Enéias Tavares e Fred Rubim falam sobre projeto de universo de fantasia medieval que já arrecadou mais de R$ 7 milhões

ENTREVISTA: Enéias Tavares e Fred Rubim falam sobre projeto de universo de fantasia medieval que já arrecadou mais de R$ 7 milhões

Foto: Montagem, divulgação


Dois santa-marienses, ligados à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estão envolvidos em um projeto de visibilidade nacional que já arrecadou mais de R$ 7 milhões em um financiamento coletivo.

 O professor e escritor Enéias Tavares e o quadrinista e ilustrador Fred Rubim estão entre os realizadores do projeto de expansão de um universo de alta fantasia medieval que irá lançar quadrinhos, livros, uma coleção de miniaturas, pesos de livros e uma estátua especial, além de RPG, livro jogo e trilha sonora.


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Baseado no projeto Nerdcast RPG: Ghanor, criado pelo portal brasileiro de cultura pop Jovem Nerd, o financiamento coletivo Tesouros de Ghanor, que começou no dia 6 de outubro, já atingiu mais de 1.300% de sua meta inicial de R$ 500 mil, a partir do apoio de mais de seis mil leitores. A campanha encerra no dia 10 de novembro e pode ser acessada em ghanor.com.br.

Capitaneado pela editora gaúcha Jambô, em 2021, o Jovem Nerd já havia financiado o Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu que, até hoje, é o maior projeto de financiamento coletivo da América Latina. Entre as recompensas da campanha estava a graphic novel Os Sussurros do Caos Rastejante, ilustrada por Fred Rubim, egresso do curso de Desenho Industrial da UFSM, a partir de roteiro de Fabio Yabu.

Em Tesouros de Ghanor, Fred Rubim está confirmado como quadrinista novamente. Além dele, Enéias Tavares, escritor, roteirista e professor, é um dos autores convidados para assinar a antologia de contos As Aventuras de Feldon & Alma, volume dedicado a histórias de uma das duplas mais celebradas do mundo de Ghanor.

Não é a primeira vez que Tavares e Rubim trabalham juntos, já tendo assinado os quadrinhos de A Todo Vapor! (CosmoNerd), a graphic novel O Matrimônio de Céu & Inferno (Avec Editora) e o webcomic Quadrinhos em Quarentena, projeto financiado via editais municipal e estadual que resultou numa videoaula.

​Diário – Como surgiu o RPG Tesouros de Ghanor?
Enéias Tavares –
Quando pensamos em RPG, estamos falando de uma febre que talvez exista já há umas belas décadas. Porque RPG contempla um jogo, conhecido como Dungeons & Dragons, um outro, que reinventa as histórias de H.P. Lovecraft [escritor estadunidense de terror], contempla um RPG muito conhecido na década de 1990, que é Vampiro: A Máscara e, chegou ao Brasil, em um primeiro momento, com Tormenta, um dos primeiros RPGs criados no país, no início dos anos 2000. Nos últimos anos, esse universo ganhou muito destaque em função de campanhas de financiamento coletivo. E, agora, nós temos essa nova parceria da editora Jambo com o Jovem Nerd para lançar Tesouros de Ghanor. Originalmente, os amigos do Jovem Nerd gravaram uma aventura nessa terra fantástica de Ghanor, uma gravação foi ao ar e pode ser escutada até hoje. Isso deu origem a esse universo, que é um universo muito parecido com o de Game of Thrones e Senhor dos Anéis, por exemplo. Trata-se de um universo de alta fantasia medieval em que nós temos dragões, magos, feiticeiros, cavaleiros, grandes lutas e missões, artefatos mágicos. E os jogadores desse universo criam os seus próprios personagens que, não raramente, tem as suas próprias características físicas, para se aventurar nesse mundo fantástico. Afinal, RPG significa roll playing game, um jogo de interpretação, em que a gente vai interpretando e vivendo essas histórias até culminar nesse projeto maravilhoso do qual eu participo como escritor.


Diário – Como a área de cada um de vocês conversa com as produções desse universo do RPG?
Enéias – Atualmente, eu dirijo a Editora UFSM e o ORC Studio Laboratório de Economia Criativa, no campus de Silveira Martins. Além de trabalhar no curso de Letras, ministrando disciplinas de literatura, eu tenho uma carreira como escritor de literatura fantástica e trabalho com um gênero específico que é o steampunk. Sou autor da série transmídia Brasiliana Steampunk, roteirista da série audiovisual A Todo Vapor! e autor de livros como Juca Pirama Marcado para Morrer e Parthenon Místico, que foi finalista do Prêmio Jabuti ano passado. Eu já tenho uma parceria com a editora Jambô, com Juca Pirama. Como eu sou um escritor que não desenho muito bem, aí entra o talento, a expertise e a criatividade do Fred Rubim (risos).

Fred Rubim – Eu e o Enéias já somos parceiros em outros projetos de histórias em quadrinhos. Eu trabalho com quadrinhos desde 2016. Eu sou formado em Desenho Industrial e já lancei, com a editora Jambô, duas HQs baseadas no universo do H. P. Lovecraft. Uma delas fazia parte do primeiro projeto de financiamento coletivo do Jovem Nerd, que foi em 2020. O RPG Ghanor teve a primeira a primeira edição dele em 2011, e estamos nos aproximando agora do sexto episódio. Enfim, são mais de 10 anos aí, criando uma base de fãs que gosta desse material e que curte e apoia os produtos que são lançados nessa temática. E eles acabaram me chamando para fazer o mesmo trabalho de adaptação, agora, para o Ghanor. Eu vou desenhar o primeiro volume da graphic novel. O projeto já bateu as metas e já abriu novas histórias extras, novas recompensas e está cada dia crescendo mais. Então, eu fico muito feliz.

Diário – O que será produzido de literatura para o universo de Tesouros de Ghanor?
Enéias – Nós teremos, por exemplo, um romance, da Karen Soalere, chamado As Máscaras do Metamorfo, que vai trazer o passado de um importante personagem desse universo. Também teremos o Leonel Caldela, grande autor de literatura fantástica do Brasil, que assinará o quarto e último volume da tetralogia A Lenda de Ruff Ghanor. Além disso, será lançada uma antologia de contos, da qual eu sou um dos autores convidados. As Aventuras de Feldon & Alma também vai trazer contos escritos por Kali de Los Santos, Felipe Castilho, Carol Chiovatto, Jana Bianchi, Davide Di Benedetto, Thiago Rosa e Lucas Borne.

Diário – Quais outros produtos serão produzidos com o valor arrecadado no financiamento coletivo?
Enéias – Além de consumir histórias, você também quer viver essas histórias em partidas de RPG, então a campanha contempla uma estatueta comemorativa de um importante dragão desse universo, além de miniaturas que os jogadores podem usar para, justamente, contemplar a sua jornada por esse universo. O projeto ainda tem trilha sonora, então você pode se reunir com os amigos e deixar a trilha sonora rolando para dar aquela ambientação para as histórias que você está criando.

Diário – Por que é importante a valorização dessa cultura fantástica aqui no Brasil?
Enéias – É uma das nossas questões, até educacionais, o quanto nós consumimos de cultura estrangeira. Essencialmente, não há nenhum problema com isso, não é? Mas eu destaco que tesouro gigante é essa reunião de uma série de talentos nacionais. São escritores, ilustradores, gamers, designer e, também, educadores e empresários para pensar em algo que tem, se não na sua ideia primordial, no seu estilo, talento e composição, a nossa própria voz. Só por isso, eu acho que Tesouros de Ghanor já merece um grande destaque. É incrível parar para pensar que se trata de um projeto que já passou de R$ 6 milhões e mais de 6 mil apoiadores. E se trata de algo produzido no Brasil.

Diário – Porque esses universos fantásticos têm ganhado cada vez mais espaço e, até mesmo, atraído novos públicos?
Fred – Eu não sei dizer o porquê. Mas, se observarmos os últimos 20, 30 anos de cinema e televisão, temos sucessos como O Senhor dos Anéis, Game of Thrones, o próprio filme Dungeons & Dragons, lançado esse ano, baseado no RPG, fez um relativo sucesso. Isso fascina muita gente, não é? E eu mesmo cresci lendo O Senhor dos Anéis, vendo os filmes, consumindo Caverna do Dragão e todas essas coisas que já fazem parte do nosso imaginário há muito tempo. Então eu acho que não se esgota nunca. Essa febre do RPG é uma segunda explosão. O material do Jovem Nerd deu origem a muitos outros grupos de RPG que se reúnem para jogar aqui no Brasil e lá fora também. É até algo inesperado ver o RPG explodindo assim e dando origem a muitos outras vertentes e produtos culturais que podem ter um destaque graças ao alcance de mídias como o Jovem Nerd. E, com isso, a Editora Jambô está alavancando nomes da literatura e da arte nacional que estão há tempo produzindo e, de repente, agora podem ter uma exposição muito maior graças a esse canhão midiático. Isso é muito legal.

Enéias – Eu acho que o RPG desperta uma coisa que está conosco há milhares de anos, que é a nossa capacidade de contar histórias. O RPG é um convite para que você conte as suas histórias e, só por isso, nós temos engajamento, energia, paixão e a inspiração de jovens, jovens -adultos e adultos. Todos eles reunidos nessa mesa, literal ou simbólica, para que possamos habitar esses territórios, seja o de Ghanor ou tantos outros que a imaginação permitir.​


MUNDO DE FANTASIA MEDIEVAL

Ghanor é o mundo de fantasia medieval do Jovem Nerd, uma terra de castelos e dragões, bárbaros e cavaleiros, deuses e magia — e mais! Inspirado em livros e filmes clássicos, foi criado para o primeiro Nerdcast RPG, lançado em 2011. Mais tarde, ganhou novos episódios, além de livros e do RPG oficial. Agora, uma campanha de financiamento coletivo pretende expandir ainda mais esse universo.

Há várias opções de apoio financeiro, dos mais simples aos mais completos, de R$ 79 a R$ 1.950. Para participar, basta escolher um dos níveis e efetuar o apoio correspondente. Fazendo isso, o apoiador recebe todas as recompensas do nível escolhido. Quanto mais pessoas apoiarem, mais metas são batidas, o que permite aprimorar as recompensas adicionando mais ilustrações nos quadrinhos e livros, por exemplo.


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